Bruno pede projeto para combater à dengue

Publicado em: 28 de fevereiro de 2019

O vereador Bruno Augusto indicou, na sessão da segunda-feira, 25, que a Prefeitura implante o Projeto de Monitoramento Entomológico com Ovitrampas, para combate à dengue em Frutal. O sistema, que simula um ambiente perfeito para a fêmea do Aedes aegypti procriar, contribui para o combate ao inseto transmissor sem custos para o município.

O vereador relatou que esteve pessoalmente na Secretaria Estadual de Saúde e teve a garantia do senhor Thiago Felipe Rodrigues de Oliveira, que se o projeto for implantado na cidade de Frutal, o estado fornecerá os insumos necessários. A parte que deve caber à prefeitura é que a mesma ficará responsável pela execução do projeto. Com isso, será possível identificar os locais com maior intensidade de mosquitos e impedir que eles se desenvolvam.

De acordo com o vereador, o sistema é composto por um vaso de planta preto que é preenchido com água, que fica parada, atraindo o mosquito. Nele, os pesquisadores inserem uma palheta de madeira, que facilita que a fêmea do Aedes coloque seus ovos. O processo funciona porque, dentro do recipiente, é colocada uma substância larvicida que elimina os futuros insetos.