Câmara deverá iniciar obra de nova sede e ainda ajudar no 13º dos servidores municipais

Após reunião ocorrida no dia 11 de outubro, proposta foi apresentada para vereadores e Prefeitura

Publicado em: 16 de outubro de 2018

A Câmara de Frutal iniciará neste ano as obras de sua futura sede e ainda devolverá recursos para a Prefeitura a fim de auxiliar no pagamento do décimo terceiro salário dos servidores. Esse foi o acordo realizado no último dia 11 de outubro, durante reunião entre o presidente Querino François de Oliveira Vasconcelos, prefeita Ciça, vereadores, representantes do Poder Judiciário, Ministério Público e APAC. O encontro ocorreu no Fórum de Frutal onde, na oportunidade, foi apresentado o projeto de construção da nova sede e os benefícios sociais que a obra irá trazer para o município a curto, médio e longo prazo.

O projeto inicial estava orçado em torno de R$4 milhões mas, após adequações realizadas pela equipe de engenheiros contratada pela Câmara, estima-se que o custo total ficará entre R$2,5 milhões e R$3 milhões. Para que o Legislativo possa colaborar com a Prefeitura no pagamento do décimo terceiro, foi acordado entre o presidente Querino e a prefeita Ciça de que após as medições que serão realizadas no terreno destinado à obra, será feito um levantamento do valor a ser consumido até o dia 31 de dezembro. A diferença do saldo em caixa será devolvido para a Prefeitura, auxiliando na folha natalina. A proposta foi bem aceita por todos, que também assumiram o compromisso de que o próximo presidente irá terminar a obra. Estima-se que após a inauguração da sede própria do Legislativo, a economia será em torno de R$300 mil a R$400 mil mensais no dinheiro recebido pela Câmara e que poderá retornar para o Executivo para auxiliar nas despesas mensais.

Câmara já deixou de construir para ajudar no 13º

Esse auxílio do Legislativo para o pagamento do décimo terceiro do município não é novidade na história de Frutal. Na gestão do ex-presidente e atual vereador Ésio dos Santos, em 2001 e 2002, ele deixou de iniciar as obras para auxiliar no pagamento dos servidores municipais. Posteriormente, em 2013 e 2014, na gestão do ex-presidente e atual vereador Zizi, o sonho de fazer uma sede própria também foi protelado para fazer a devolução do dinheiro para a Prefeitura.

No entanto, foi demonstrado que caso a obra tivesse sido realizada anteriormente, hoje a Câmara teria mais condições de contribuir com o Executivo. E, por esse motivo, que decidiu-se ser o momento certo para começar a concretizar o sonho da sede própria, uma vez que, após o investimento na construção, a economia será maior do que a despesa de momento. “Esse foi o resultado de uma reunião com todos vereadores, prefeitura e representantes do Judiciário e da APAC. Assim, é uma conquista em conjunto e não mérito de apenas uma ou duas pessoas. É bom deixar bem claro para a população que analisamos todos os aspectos e impactos dessa obra e que os benefícios serão muito grandes para a população”, destacou o presidente Querino François.

Obra será sustentável e social

Dentre as novidades da execução da obra da sede da Câmara, duas podem ser destacadas: o novo prédio terá a instalação de placas de energia solar que serão suficientes para manter todo o funcionamento do prédio a partir desse tipo de energia e, ainda, haverá um sistema de reaproveitamento de águas das chuvas para irrigação e outros usos dentro do prédio.

Outro ponto importante é o de que aproximadamente 40 homens da APAC estarão trabalhando diariamente na construção, significando também um impacto social importante na ressocialização dos recuperandos. Cada um deles receberá salário e uma gratificação de uma cesta básica ao final do mês por frequência na obra.

Também está previsto na obra a construção dos banheiros para a feira livre, salas para instalação da Escola do Legislativo e também para uso para cursos e treinamentos por parte da população e plenário multi-uso que, além das reuniões ordinárias, também poderá servir como palco de teatro ou sala de cinema.

No decorrer dos próximos meses mais detalhes sobre a obra continuarão a ser divulgados.

Publicado por: Diretoria de Comunicação