Edivalder pede divulgação do Cadastramento Escolar

Publicado em: 30 de maio de 2018

Proposição de autoria do vereador Edivalder Fernandes da Silva pediu que a prefeita municipal providencie uma ampla campanha de divulgação do Cadastramento Escolar 2019, que será realizado entre os dias 11 e 22 deste mês de junho por meio da Internet. Ele evidenciou a necessidade de que essa ação seja desenvolvida não somente por meio do Portal da Prefeitura e das redes sociais, mas também divulgada pela mídia local, incluindo jornais, rádios, propaganda volante e outros meios.
Para o vereador, é importante que nenhum pai ou responsável fique sem ter conhecimento desse cadastramento, para que tenha a oportunidade de participar do processo para garantir uma vaga para seu filho na rede pública de ensino no ano que vem. Ele explica que todos devem receber essa informação e ficar atentos ao prazo, de acordo com a Resolução 3.765, publicada no Diário Oficial de Minas Gerais no dia 10 de maio, apontando inclusive que esse procedimento deverá ser feito pela Internet.
Edivalder assinala que as informações estão à disposição no site da Prefeitura e redes sociais, mas é importante ampliar o alcance para a mídia local, incluindo jornais, rádios e outros meios, como o carro de som volante. A inscrição do candidato deverá ser realizada pelo pai, mãe ou responsável maior de 18 anos, por meio do portal da Secretaria de Estado de Educação, com isenção de pagamento de taxas e o cadastramento contempla candidatos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Os pais ou responsáveis podem acessar o portal de qualquer computador ou dispositivo móvel com acesso à Internet e o candidato a ser inscrito deve completar seis anos até 30 de junho de 2019. O cadastramento vale para uma vaga nos demais anos ou ciclos do Ensino Fundamental nas redes públicas de ensino e para o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, não pode se inscrever no Cadastro Escolar o aluno já matriculado no Ensino Fundamental nas redes públicas.