Câmara entrega homenagens durante Sessão

O plenário da Câmara Municipal ficou completamente lotado para a cerimônia solene de moções de aplausos

Publicado em: 27 de fevereiro de 2018

A Câmara Municipal prestou três homenagens durante a sessão desta segunda-feira, 26 de fevereiro, reconhecendo feitos de destaque por parte de cidadãos frutalenses de diversos setores, como o Cerea, entidade de recuperação de alcoolatras, a entidade beneficente Casa da Sopa Fabiano de Cristo e a equipes sub-13, sub-15 e sub-17 do Frutal Esporte Clube.
A Moção de Aplauso e Reconhecimento foi entregue por inciativa do vereador Edison Yamagami para Luiz de Souza, pelo trabalho desenvolvido na gestão passada do Cerea em sua função de reintegrar as pessoas vítimas do alcoolismo à sociedade. O vereador falou sobre o orgulho de oferecer essa moção e fez uma convite à população para conhecer o Cerea, “Existe um preconceito, mas isso é um preconceito antes de se ver a ação do Cerea, que já salvou milhares de vidas e é de minha intenção homenagear sempre essas pessoas que salvam vidas em Frutal.”
Por sua vez, Luiz de Souza agradeceu pela homenagem prestada e pela oportunidade, apontando que a homenagem é extensa a todos os cereanos que lidam com a atitude que não salva só os bêbedos e sim a sua família. “Conheci o Cerea quando havia perdido meu primeiro casamento e estava perdendo o segundo, foi quano prestei meu voto a Deus. Basta ter a fé e dizer que Deus tome conta e faça a sua recuperação. Quando eu era bêbado, ninguém me conhecia e hoje aqui fui chamado pelo nome. É um grande orgulho e satisfação.”
Em seguida, foi homenageado com Moção de Aplauso o trabalho da Casa da Sopa Fabiano de Cristo, pela organização de uma festa de Natal para crianças carentes, com doação de lanches e duzentos brinquedos, bem como doação de cestas básicas para oitenta famílias, por indicação também do vereador Edison Yamagami que comentou sobre a alegria de prestar essa homenagem, mesmo que tardia, já que não houve tempo de fazer a entrega por ocasião do evento, devido ao recesso parlamentar. “Não poderia deixar de entregar essa moção para a casa que sempre atende aos necessitados e famílias carentes. Eu elogio a união de religiões por meio da presença de uma casa evangélica que encenou uma peça em uma casa espirita, mostrando que o fundamental é acreditar em Deus.”
Representando a entidade, a senhora Ilídia Maria das Graças Leite comentou que agradece a Deus pela oportunidade de atender ao próximo, apontando que a Casa da Sopa sobrevive com dificuldades, mas sempre supera por meio do amor pelas crianças, adultos e a quem necessita de carinho ou de uma palavra e apoio. “Reconheço aqui os méritos dos meus familiares, especialmente os que já se foram e a quem ajuda a manter o trabalho hoje. Mesmo com dificuldade financeira, temos dado passos largos, porque o coração humano é muito grande. Muitas vezes não temos a matéria prima, mas Deus age colocando as pessoas à nossa porta.”
Na terceira sessão especial para entrega de moções, o técnico Clauderson Ferreira de Jesus e o motorista e auxiliar técnico Valdemiro Leal da Silveira receberam Moções de Aplauso, assim como os atletas do Frutal Esporte Clube, que estiveram de 13 a 20 de janeiro na Copa APF Interclubes, na cidade de Mirante do Paranapanema, numa competição envolvendo vinte times do Brasil, Paraguai e Argentina e de onde a equipe sub-17 foi campeã na sua categoria, ficando a equipe sub-15 em segundo lugar e a sub-13 com a terceira colocação.
O vereador Edivalder Fernandes da Silva, que tomou a iniciativa para a homenagem, comentou sobre a sua passagem por quase dois anos pela Secretaria de Esportes e da ação que desenvolveu para incentivar a prática esportiva em Frutal. “O esporte tira o jovem das drogas, melhora a sua condição física, traz disciplina e muitos benefícios. É necessário pra estes jovens receber esse incentivo para que se tornem pessoas cidadãs.
Após a execução de uma música do cantor Adilson Celestino sobre a conquista de Frutal, o vereador Edivalder parabenizou aos pais que incentivaram os filhos e fez um apelo aos jovens para que continuem na vida esportiva e sintam sempre o incentivo de trilhar o caminho do bem.”
O técnico Clauderson fez seus agradecimentos aos vereadores, a pais de Frutal e Itapagipe e ao motorista que deu apoio durante os nove dias, assim como os atletas e alguns pais, que deram apoio a esta competição ou acompanharam seus filhos. “Todos têm a sua parte neste bom trabalho, que nos deu todo o apoio necessário para trazer título, que foi o mais importante.”