Aprovado Projeto de Lei que obriga novos loteamentos e empreendimentos imobiliários instalarem postes com lâmpadas de LED

O vereador Edivalder Cheiroso, que destacou a importância da lei para modernizar o sistema de iluminação pública de Frutal

Publicado em: 30 de agosto de 2017

A partir de 1º de julho de 2018 os novos loteamentos e empreendimentos imobiliários de Frutal deverão colocar postes com lâmpada de LED (Diodo Emissor de Luz). Isso é o que prevê o Projeto de Lei Nº 4.245 de 19 de junho de 2017 de autoria do vereador Edivalder Cheiroso e que foi aprovado por unanimidade de votos pelo plenário da Câmara Municipal durante a reunião do dia 21 de agosto.

De acordo com a lei - que agora deve ser promulgada pelo Poder Executivo - "Por rede de iluminação pública compreende-se os equipamentos e aparelhos utilizados para realizar a iluminação de vias, logradouros e demais bens públicos, incluindo praças, prédios, parques, jardins, monumentos e assemelhados".

Na justificativa do projeto assinado pelo vereador Edivalder Cheiroso, também é destacado que "a substituição das lâmpadas tradicionais pela iluminação LED é uma forte tendência, pois esta oferece vantagens, principalmente em termos de durabilidade e economia. Tanto que, após perceber que há uma redução real nos custos com energia, muitas empresas começaram a optar pela iluminação LED. No México e na Itália, por exemplo, o LED vem sendo utilizado na iluminação pública desde 2010".

Entre outros argumentos foi destacado ainda a economia de energia e a durabilidade das lâmpadas de LED, que tem vida útil de aproximadamente 50 mil horas , enquanto as lâmpadas tradicionais têm vida média de 3 mil horas.

A aprovação foi comemorada pelo vereador Edivalder Cheiroso, que destacou a importância da lei para modernizar o sistema de iluminação pública de Frutal, começando pelos novos loteamentos que forem realizados a partir de julho do ano que vem.

Publicado por: Assessoria de Comunicação